Depois de 14 anos, o Teatro Municipal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deve ficar pronto ainda neste ano, segundo informou o prefeito da cidade, Odelmo Leão Carneiro. Localizado na Avenida Rondon Pacheco, as obras começaram, pararam e agora começaram novamente. No entanto, com o comprometimento do prefeito, a obra deve ser entregue oficialmente em dezembro de 2012.
O teatro foi projetado por Oscar Niemeyer. As obras começaram em 1998 e se arrastam há 14 anos. Na etapa final de acabamento recebeu recurso de R$ 14 milhões. Parte do dinheiro usado na obra foi doado por meio da lei Roanet de incentivo a cultura, na qual empresas e indústrias tiveram dedução de até 100% do imposto de renda.
De acordo com o engenheiro civil Cláudio Paes, nessa última fase foram contratados todos os projetos complementares. "São as partes finais de reboco, hidráulica e elétrica, quanto as partes de obras de instalação de equipamentos como ar condicionado, parte elétrica, parte cênica e parte acústica. Então isso está tudo sendo executado agora", disse.
O prefeito de Uberlândia Odelmo Leão Carneiro explicou que pretende começar o mais rápido possível as manifestações culturais. "Vamos trazer a banda municipal para tocar e fazer apresentação dos grupos culturais da nossa cidade. E em dezembro, quando certamente estarão concluídas todas as obras do teatro, vamos fazer também uma grande manifestação cultural no local. Ainda não está decidido, mas será tanto para a parte interna do teatro, como para a parte externa também", ressaltou o prefeito.
Com palco reversível para apresentações na parte interna e externa, a arquitetura moderna vai contrastar com equipamentos importados. "Nós já adquirimos a apostila contra incêncio que veio do Canadá, o elevador de orquestra também com tecnologia canadense, a mesa de iluminação que veio da Alemanha e alguns equipamentos da China. O escritório da equipe do Oscar Niemeyer está nos indicando os fornecedores com grande capacidade para adequar esse teatro", explicou o engenheiro Joaquim Luís de Paula.
O teatro é vistoriado a cada 15 dias pela equipe técnica de João Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer, e terá capacidade de público acima de 20 mil pessoas.
Nota: Ta vendo época de eleições e assim promessas, promessas . A Cultura em Uberlândia parou , parou muito tempo. Não vamos votar propagandas não cuidado.. ACORDA UBERLÂNDIA