MONTE ALEGRE DE MINAS – Aproximadamente 40 presos da cadeia pública de Monte Alegre de Minas fizeram uma rebelião na manhã desta quarta-feira (21). Os detentos colocaram fogo no prédio, quebraram paredes e, de cima de uma guarita, sete internos jogaram pedras contra viaturas, policiais e agentes penitenciários. O incêndio começou quando os detentos atearam fogo em três motos apreendidas. Eles reclamam que estão apanhando da polícia desde a última segunda-feira (19), quando alguns presos serraram grades da cela 4 para tentar fugir. Segundo eles, todos estão recebendo punições.
O quarteirão está cercado desde segunda-feira e, até o momento, nenhuma fuga foi registrada.
A polícia conseguiu conter a ação que já começou por volta de 8h. Policiais usaram munições de borracha e soltaram três bombas de efeito moral. Alguns autores passaram para as salas da delegacia, que fica anexa à cadeia, onde continuaram as depredações.
Os presos foram retirados um a um e passaram por revista pessoal. Ainda não se sabe para onde vão os presos. O prédio da cadeia teve danos generalizados.
Um caminhão pipa, que tentava conter o incêndio, foi atingido por um holofote, lançado de dentro da cadeia. A viatura do Corpo de Bombeiros concluiu o rescaldo das chamas.
Segundo informações preliminares da polícia, um preso estaria armado com objeto perfurante e há a suspeita de uma arma de fogo e uma garrafa de coquetel molotov sob o poder dos presos. Há uma informação de dois reféns, ainda não confirmada. O Gate já está no local.
Uma ambulância da prefeitura encaminhou para atendimento médico os detentos atingidos pelas munições de borracha.
Como tudo começou
Na sexta-feira (16), após denúncia anônima, a polícia retirou de dentro das celas várias drogas e armas de fogo. Na madrugada de domingo, alguém jogou mais drogas e serras para dentro da cadeia. Na segunda-feira, presos da cela 4 serraram as grades e tentaram fugir. Novamente os materiais ilícitos foram recolhidos em um "bate cela". A polícia não informou se realmente foram tomadas medidas de punição pela ação dos presos.
Redação Uipi! Carolina Vilela
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Um espaço verdadeiramente democrático , não limitamos e restringimos qualquer tipo de expressão , não toleramos racismo preconceito ou qualquer outro tipo de discriminação..Obrigado Claudio Vitorino