Quando deixava o Fifa Fan Fest Rio, na praia de Copacabana, no meio do segundo tempo do jogo de abertura da Copa do Mundo entre Brasil e Croácia , a fotógrafa Paula Kossatz se deparou com uma cena estranha: um grupo de funcionários da produção do evento rolava as catracas de entrada no espaço, de forma ininterrupta. Rapidamente, ela sacou o celular e registrou a cena. Questionado por um amigo dela, um dos funcionários teria afirmado que muita gente entrou sem passar pela roleta e eles estariam restabelecendo a contagem correta.
- Isso era impossível. Para entrar, tinha que passar pela roleta e pelo detector de metais. Não dava -afirma Paula.
Ela postou a gravação em sua página no Facebook na madrugada desta sexta-feira e, no começo da tarde, o vídeo já tinha mais de dois mil compartilhamentos. "Voluntários, aproveitando que o torcedor estava distraído lá dentro, giravam desesperadamente as roletas para aumentar, fraudando mesmo, o número do público presente", escreveu ela.
No meio da manhã, Flávio Machado, um homem que se identificou como responsável pela empresa organizadora do evento, procurou-a em uma mensagem privada. Segundo Paula, entre outras coisas, ele teria dito: "Cuidado com o que você escreve. Infelizmente, a internet está cheia dessa coisas. É claro que o que aconteceu não foi isso".
- Me senti intimidada. Isso, para mim, soa como ameaça. Em outra mensagem, ele disse que o contador tinha zerado por causa de um erro no sistema e que, por isso, eles estariam rodando a catraca. Se é isso mesmo, é só provar. A desculpa é meio absurda. Lógico que há uma outra maneira de fazer essa contagem... Imagina num jogo do Maracanã? -questionou Paula. -Todo mundo sabe o quanto a imagem da Fifa tá queimada nessa Copa do Mundo . Como o espaço não é pago, me parece que é uma questão moral, de provar que teve aquela quantidade de pessoas ali dentro, que foi um baita sucesso.
Pico de luz - A empresa organizadora do evento, SRCom, afirmou, por meio de nota oficial, que o episódio foi provocado por um pico de luz. A assessoria de imprensa confirmou que Flávio Machado é um dos sócios da produtora.
"O Fifa Fan Fest Rio reuniu 20 mil pessoas na Praia de Copacabana no primeiro dia da Copa do Mundo (...). Devido a um pico de luz no portal de entrada durante o segundo tempo do jogo entre Brasil e Croácia , o contador eletrônico das catracas zerou. Por uma questão de segurança, a organização do Fifa Fan Fest Rio optou por girar as catracas até que elas alcançassem o número do último registro. Para controle, a organização anota as parciais das catracas a cada dez minutos. Vale lembrar que as catracas servem para um controle interno e que a organização dispõe de outros mecanismos de controle de lotação do espaço, que tem capacidade máxima de 20 mil pessoas. No primeiro dia de funcionamento, a arena do Fifa Fan Fest Rio ficou lotada e outras 5 mil pessoas ocuparam a área próxima ao segundo telão, em frente à rua Fernando Mendes, a um quilômetro do telão principal", diz a nota oficial.
Fonte:http://www.espbr.com/noticias/funcionarios-fifa-fan-fest-sao-flagrados-rodando-catracas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Um espaço verdadeiramente democrático , não limitamos e restringimos qualquer tipo de expressão , não toleramos racismo preconceito ou qualquer outro tipo de discriminação..Obrigado Claudio Vitorino